Monóculo

Esses dias fui procurado com o pedido de fazer monóculos, as imagens seriam de crianças, hoje pra lá de adultos, com seus brinquedos da época, fotos antigas e já com uma certa deterioração. Seria para a exposição Uma Viagem ao Mundo dos Brinquedos no Farol Santander de 28.11.2025 até 01.03.2026.

Conheço poucas pessoas que fazem monóculo, eu fazia de vez em quando apenas para fazer o processo manual de revelação e ver o resultado em positivo, era diversão, mas fazia também em aulas dentro de um curso intermediário de laboratório preto e branco, como esse curso ficou mais curto, tive de cortar algumas partes e resolvi destacar essa para compor um único, dedicado a esse tema.

monóculos

O monóculo, era feito com um filme colorido cromo (positivo) e depois de revelar era cortado e colocado nos tubinhos plásticos com uma pequena lente e o fundo branco leitoso para a luz externa iluminar essa imagem. Eram vendidos em pontos turísticos como souvenirs e também haviam os fotógrafos que vendiam o serviço nas casas, batendo de porta em porta.

Os filmes cromo ficaram cada vez mais raros e caros, para revelar esses filmes também ficou mais difícil e os poucos laboratórios que fazem esse serviço acabam cobrando caro, pois os químicos para esse processo tem um belo custo.

aqui tem o filme Câmara Viajante de 2003 e mostra um pouco do monóculo, dentre outras formas de fotografia:

No processo que faço em cursos e para a exposição é realizado com filme preto e branco que depois de fotografado passa por um processo de revelação por inversão, um processo químico que revela o filme, clareia com um químico específico a parte que foi revelada, abre-se o tanque na luz intensa (em um processo normal isso “queimaria” o filme) e tornamos a revelá-lo obtendo o filme positivado em vez do negativo para ampliações.

do lado esquerdo o filme negativo revelado normalmente e na direita o filme positivado pela revelação por inversão

Acima temos 2 filmes, um foi revelado normalmente e o formato é de uma câmera mais convencional com imagem de 24mm x 36mm , do lado direito, além de termos o filme revelado para se obter a inversão, a câmera usada foi de 1/2 quadro, o formato mais comum dos monóculos 24mm x 17mm

Os cromos ou slides coloridos, além de serem utilizados nos monóculos também serviam para projeção de slides, usados para aulas ou para sessão de fotos projetadas em reuniões de família nas casas. Também eram filmes de nível profissional por conta da qualidade de imagem.

Exemplo de cromo colorido em moldura para projetor, esse eu encontrei na rua e até fiz um pequeno post sobre essa imagem

É provável que logo mais eu tenha algum curso exclusivo para fazermos monóculo, assim que tiver algo confirmado, coloco no @angeloniedison no instagram.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑