Dias de Areia

De Aimee de Jongh

Uma história em quadrinhos que se passa em 1937 durante a Grande Depressão norte americana. Apesar de ficção, é contextualizada com o lugar e época com fotografias que registraram a pobreza no campo, o êxodo rural e as tempestades de areia que chegavam a cobrir as casas.

O livro eu ganhei de presente do Fernando Pereira @fnando.pereira

Entre as fotos inseridas no livro, há o  retrato bem conhecido feito por Dorothea Lange, Migrant Mother (Florence Owes Thompson)

Dorothea Lange
A imagem inserida no livro e ao lado o Crânio Ambulante

No instagram do @camerapreta fiz o breve post sobre manipulação de cena na época

Arthur Rothstein

Entre os muitos fotógrafos, Arthur Rothstein fez algumas imagens manipulando a cena com um crânio para dar, segundo ele, noção de escala, comparar com o chão rachado e outras possibilidades, parece que ele sentia falta das referências em dar percepção de espaço quando fotografava em 1936, período que foi pago pela FSA Farm Security Administration., órgão do governo dos Estados Unidos, para fotografar a seca e a pobreza no campo durante a Grande Depressão norte americana. 

Com as fotos publicadas, não demorou muito em questionarem , principalmente a oposição ao governo Roosevelt, a veracidade das imagens e o dinheiro gasto no projeto que tinha alguns nomes bastante conhecidos hoje, como a já citada Dorothea Lange,  Walker Evans e diversos outros que podem ser vistos no Photogrammar https://photogrammar.org/maps .

Sobre a história do Arthur Rothstein e a FSA, dá pra ler mais no http://naomemexamnosjpegs.blogspot.com/2013/05/os-cranios-de-arthur-rothstein.html

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑