Pinholeday 2009 – Sesc Av. Paulista

O 6o. andar

Paulista de cabeça para baixo – a imagem da av. Paulista projetada no 6o. andar do Sesc Av. Paulista em 2009, antes da reforma.

Em 2009, a convite da professora e pesquisadora Ana Maria Schultze, realizei oficinas para o dia mundial da fotografia pinhole daquele ano . O Pinholeday, como é denominado, acontece no último domingo de abril em que pessoas do mundo todo são convidados a fotografar com uma câmera sem lentes e postarem no site http://www.pinholeday.org

As oficinas foram no 6o andar do Sesc Av. Paulista, na época estava sendo esvaziado aos poucos para a grande reforma do edifício e, com isso, tive a oportunidade de adaptar o laboratório a partir de uma a cozinha desativada, uma das salas se transformou em câmera obscura e outro ambiente aconteciam as explicações e a conversão das caixas e latas, que os próprios participantes traziam, em câmeras pinholes . Eram espaços amplos e se encaixavam perfeitamente para as necessidades da atividade.

Montagem das câmeas pinhole – Foto: Ronaldo Honda
pequena câmera obscura – Foto: Edison Angeloni

A oficina consistia em falar sobre a formação da imagem com demonstrações práticas das câmeras obscuras na sala grande e com outra câmera mais portátil que tenho até hoje. A sequência era a confecção das câmeras para fotografarmos e revelarmos os papeis logo em seguida.

Foto: Sueli Bonturi
Foto: Luciana Castilho

No primeiro momento, após fotografarmos, obtínhamos os negativos em papel e no domingo oficial do pinholeday, as pessoal voltaram para positivar a imagem. O laboratorista Ronaldo Honda trabalhou na forma analógica, colocando um novo papel, o negativo virado para baixo sobre esse papel e alguns segundos de luz sob o ampliador, seguidos dos banhos químicos de revelador, interruptor e fixador para obter a imagem final.

Foto: Carlos Rocha
Foto: Beatriz Ramos

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑